viernes, 6 de julio de 2018

ALGUNS CONCEITOS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA


ALGUNS CONCEITOS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA.

Bandeira da CPLP
CAMÕES: LUÍZ VAZ DE CAMÕES. É o máximo escritor da literatura portuguesa. Ele nasceu em 1524, estudou na Universidade de Coimbra. Ele escreveu sonetos e épica em verso. A Obra mais famosa é Os Lucíadas em que conta as viagens de Vasco da Gama.

LÍNGUA DE CAMÕES: É uma maneira de denominar a língua portuguesa.

LUSÓFONO: Que fala a língua de Camões. Isto é, que fala português.

LÍNGUA-FRANCA: Utilização de um idioma para que duas pessoas possam se comunicar, e nenuma daquelas duas pessoas pode ser nativo na língua em que se estão comunicando.
Exemplo: Um argentino se encontra com um japonês, e ambos usam o português para se comunicar naquele momento, o português está sendo usado como língua franca. Ambos a sabem, e nenhum deles é nativo nessa língua.

PAÍSES LUSÓFONOS: Países de língua oficial portuguesa. Portugal, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Brasil, Timor-Leste.

PALOP: É uma organização cuja sigla significa Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. A Palop perdeu bastante força desde a criação da CPLP.

CPLP: É uma organização com sede em Lisboa cuja sigla significa Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

FOMRA DE GOVERNO DO BRASIL: Sistema Presidencialista.

IMPEACHMENT: Faculdade Constitucional do Poder Legislativo para fazer um processo e destituir o Presidente da Nação quando este for considerado culpado de um crime.

FORMA DE GOVERNO DE PORTUGAL: Sistema Semi-Presidencialista. Existe um Presidente, com funções limitadas, e existe um Primeiro Ministro, com mais funções.
Quem governa é o Primeiro-Ministro.

FORMA DE GOVERNO DOS OUTROS PAÍSES LUSÓFONOS: Sistema Semi-Presidencialista. Semelhante ao de Portugal.

O BRASIL NÃO FOI COLÔNIA E SIM PROVÍNCIA: Contrário ao que dizem os textos escolares, o Brasil nunca foi colônia de Portugal. O Brasil foi uma Província de Portugal, Província além-mar era como se denominava.
Naquele momento Portugal se chamava Reino Unido de Portugal e Algarve. Depois se chamou Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
A Independência do Brasil foi sorrateiramente aliciada pela Inglaterra, quem queria que todos os outros reinos que fossem potências perdessem territórios para que ficassem mais fracos, e além disso que fosse mais fácil para a Inglaterra vender seus produtos em territórios da América. Também é da Coroa Inglesa que provém o falso conceito de que o Brasil tenha sido colônia.
Tudo isto também aconteceu na América hispana, onde foi pior ainda, porque a diferença do Brasil, a América hispana foi dividida em muitas Nações pequenas.
https://www.youtube.com/watch?v=8pHSsZKZDX4

A CULTURA: O que é a cultura? Você deve ter escutado esta palavra antes, e talvez a relacionou erradamente com estudos, com sabedoria, com educação formal escolar, com conhecimentos, ou quem sabe, com teatros.
Nada disso é bem assim. Cultura é o conjunto de tradições de um povo, os costumes de um povo. Os costumes que uma pessoa tem por ter nascido em um povo, e que se ele tivesse nascido em outro povo não teria esses costumes, teria outros, embora tivesse a mesma cor de cabelo, de olhos, etc. Porque cor de cabelo e de olhos são elementos da natureza, não da cultura. Os costumes, e os estilos são elementos da cultura.
A cultura é o conjunto de formas de pensar, de sentir e de agir de um povo. São todas as coisas de que um povo não gosta, e todas as coisas de que um povo gosta. São todas as coisas que um povo não faz, e todas as coisas que um povo faz, e o jeito em como as faz.
Um idioma está muito ligado à cultura. O idioma, o estilo particular daquele idioma, e as mudanças do idioma derivam da interação cultural.

Por que o português de Portugal e o português do Brasil têm coisas iguais e também têm coisas diferentes? Porque ambos países tem uma parte da cultura que é igual e outra parte da cultura que é diferente.

A LÍNGUA ESTÁ MUITO LIGADA À CULTURA: O idioma que um povo fala, deriva da cultura daquele povo. O estilo desse idioma, diferenciando-se dos outros países que falam o mesmo idioma, deriva da cultura daquele povo, e as mudanças que vão acontecendo naquele idioma, são também consequências da interação cultural daquele povo.

A CONSERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS E A EXISTÊNCIA DE UM POVO: Quando alguma organização estrangeira quer tentar destruir um povo, e fazer com que esse povo desaparesça, o que fazem é tentar destruir suas tradições, suas crenças e sua cultura. E tentando a todo custo introduzir pela força costumes que nada tem a ver com a história daquele povo.
Isso se faz a través de organizações internacionais ativistas, fantaseadas de ter boas intenções, mas que de forma majoritariamente violenta, tentam imponer tudo isso, contando muitas vezes com a complicidade da imprensa e sendo financiadad milionáriamente por organismos internacionais.
Para evitar situações polêmicas, omitiremos exemplos de organizações que atuam para destruir as tradições Argentina, e sua cultura surgida da mistura entre a Espanha, os povos americanos existentes, os imigrantes, e civilização ocidental greco-romana-cristã.


No hay comentarios:

Publicar un comentario